Psicoterapia

A psicologia é uma ciência da saúde, pois promove desenvolvimento, equilíbrio, e saúde emocional. Portanto, ninguém precisa esperar ficar mal para procurar um psicólogo. Não precisa estar sofrendo. Tudo bem que normalmente as pessoas procuram um psicólogo quando não estão bem emocionalmente, mas quero esclarecer que não é só nestes casos que um psicólogo é útil, pois ele pode te ajudar a ficar ainda melhor, quando as coisas estão “caminhando”.

Existem inúmeras abordagens de psicologia, mas não há uma melhor do que a outra. O que existe é a que se adapta melhor ao seu estilo e lhe traz resultados. A simpatia do paciente/cliente entre seu(sua) psicólogo(a) e a linha de atendimento dele é o que vale. Eu sigo a linha da Terapia Cognitiva Comportamental, e falarei brevemente sobre ela.

TCC valendo

Se pensarmos no corre-corre diário e na urgência que o mundo moderno nos impõe, a Terapia Cognitiva Comportamental pode ser de grande auxílio, pois costuma ter um tempo mais breve de duração do tratamento: em média costuma durar de 12 à 24 sessões, o que equivale entre 3 à 6 meses.

  • As sessões e todo o processo terapêutico são semi-estruturados, envolvendo tarefas entre as sessões, foco, lista de problemas e metas, e avaliações periódicas que mostram a evolução do paciente.
  • É colaborativa, pois terapeuta e paciente tem um papel ativo e estabelecem colaborativamente metas terapêuticas, as agendas de cada sessão, tarefas entre sessões, etc.
  • Tem caráter didático, pois o objetivo não é unicamente ajudar o paciente com seus problemas, mas também ensinar-lhe o modelo da TCC, para que ele tenha uma nova forma de pensar e comportar-se, através da prática regular no seu dia a dia de perceber e responder às situações de forma mais realista e menos emocional.
  • Mostra-se eficaz para diferentes populações, independentemente de cultura e níveis socioeconômico e educacional.
  • Ela possui um modelo teórico e comprovação científica, demonstrando aplicabilidade eficaz à depressão, aos transtornos de ansiedade (ansiedade generalizada, fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), à dependência química, aos transtornos alimentares, aos transtornos de stress pós-traumático, aos transtornos de personalidade, à terapia com casais e em grupo, com adultos, crianças e adolescentes.